12% Off na loja toda! Exceto em lançamentos! Cupom: DESCONTA12
20% Off na categoria selecionada Ofertas Sem Impedimento Cupom: VAR20

AQUI É
PALMEIRAS!

Bem-vindo ao almanaque do torcedor palmeirense. Um dos maiores clubes do país, o primeiro decacampeão brasileiro e dono de uma torcida apaixonante pelas cores alviverde. Conheça a história, a evolução, os uniformes mais marcantes do clube, ídolos e muito mais na página dos fanáticos pelo verdão.

História

História do
Palmeiras

No final do século XIX, o Brasil era visto como uma terra de oportunidades visada europeus que se imigraram ao nosso país, principalmente pelos italianos, onde formaram colônias na região sul e sudeste. E assim como os brasileiros, os azurras são apaixonados por futebol e está no sangue o seu amor pela bola. Foi desse amor que surgiu o começo da história.

Em 1914, quando um grupo de imigrante queria realizar o sonho de fundar um clube de futebol na cidade de São Paulo, os jovens Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone divulgaram através do jornal Fanfulla, impressa voltado aos imigrantes. Com isso, reuniram os representantes para a criação de agremiação. Em uma reunião dia 26 de agosto de 1914, com 46 representantes, foi criado o Palestra Itália. O primeiro clube de imigrantes italianos de grande porte em São Paulo. Objetivo era representar o país com um clube onde jogaria de frente com qualquer clube na capital.

O inicio do clube foi conturbado, podendo até encerrar as atividades na agremiação, pois alguns representantes foram à Primeira Guerra Mundial, perdendo alguns dos integrantes. Em 1915 os palestrinos fizeram a sua primeira partida oficial, após a reinauguração do time. Em 1916, fizeram a primeira inscrição em um campeonato oficial, disputando o Paulista daquele ano. Em 1920 o Palestra teve um marco histórico, ganhando o primeiro título, o Paulista daquele ano.

História

O Parque
Antártica

A década de 20 começou bem para os palestrinos, foi o período em que o clube começou a ganhar força no futebol. Além do título Paulista, o Palestra Itália comprou um campo na região do Parque da Antártica, no valor de 500 contos de réis, em parceria com a Companhia Matarazzo. Assim surge o Parque Antártica, estádio que foi a casa do Verdão até o ano de 2010, quando foi fechado e deu lugar a moderna Arena Palmeiras. O último jogo no antigo Parque Antártica foi contra o Boca Junios, perdendo a partida por 2x0.

História

Sociedade Esportiva Palmeiras

Devido à Segunda Guerra Mundial, o presidente Getúlio Vargas decretou que era proibido o uso de nomes que remetiam a Itália, Alemanha e Japão, devido a aliança feita com Estados Unidos e Inglaterra.

Com a forte pressão pública, o clube foi obrigado a substituir o nome. Em princípio decidiram substituir o nome para Palestra de São Paulo. Não haveria problema, pois, a palavra "palestra" é grega, no qual significa academia (eis o surgimento da tal academia Palmeiras).

No entanto, às vésperas da final do Campeonato Paulista de 1942, a diretoria do clube se reuniu para definição sobre o nome do clube. Após horas de reunião o conselho palestrino decidiu que o novo nome do clube seria Sociedade Esportiva Palmeiras.

Uma das frases marcantes na reunião foi um dos integrantes, Dr. Mario Minervino. Ele pediu a palavra e pronunciou: "Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões".

A partida contra o São Paulo, o time entrou em campo em clima de guerra, todos viam o Palestra e na partida o Palmeiras, como inimigos da Pátria. A partida estava 3x1 para o alviverde, no momento em que o Palmeiras tinha um pênalti ao seu favor, o time do São Paulo se retirou de campo lidando como inimigos o time palestrino. Foi então que surgiu o campeão.

No dia seguinte, os jornais se esgotaram, todos queriam ver a foto Palmeiras campeão. A manchete era: "Morreu líder, nasceu campeão".

História

Campeoníssimo

O apelido de Campeoníssimo vinga até os dias atuais, a alcunha foi dada também no ano de 1942, quando o Palmeiras recebeu o troféu por ter sido melhor nos confrontos contra os rivais Corinthians e São Paulo ao longo do Paulistão.

História

Em 1951 o mundo
era verde e branco

Organizado pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, o mundial de clubes foi disputado no Brasil e chamado de Copa Rio. Teve a participação de oito clubes, com duas chaves de quatro times: Vasco da Gama (Brasil), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Sporting (Portugal), com sede no Rio de Janeiro; Palmeiras (Brasil), Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Olympique de Nice (França), com sede em São Paulo.

À final foi contra a Juventus, disputada em duas partidas. A primeira foi 1x0 para o Palmeiras, e a partida de volta também no Maracanã, ficou empate por 2x2. A torcida do Palmeiras fez uma grande festa nas ruas do Rio de Janeiro, a equipe desfilou em carro aberto, mostrando a Taça do primeiro mundial realizado. Em São Paulo a torcida se aglomerou na estação de trem Estação Roosevelt, no qual dava acesso ao Parque Antártica.

A imprensa da época colocou o título palmeirense como o maior já realizado na época, dando a importância de uma conquista mundial. As últimas camisas do Palmeiras vêm com a estrela vermelha, simbolizando a grande conquista da Taça Rio de 51.

História

Academia Palmeiras

A década de 60 ficou marcada na história do Palmeiras pela sua academia. Foi uma geração de ouro, ganhando e batendo de frente que seria o maior time da história, o Santos do Pelé.

A equipe era comandada pelo craque Divino, Ademir da Guia, e contava com outros jogadores que se tornaram ídolos dentro Palmeiras: Valdir de Morais, Djalma Dias, Djalma Santos, Julinho, Servílio e outros. E assim formavam a primeira academia do Palmeiras.

Na década de 60, o time conquistou dois paulistas, impedindo os 12 títulos do Santos consecutivos, em 1965 venceram a Taça Rio- São Paulo, além de conquistar o Brasil por duas vezes seguidas no ano de 1967, quando conquistou a Taça Brasil e do recém-criado Torneio Roberto Gomes Pedrosa no mesmo ano, afirmando ser o melhor time do país duas vezes no mesmo ano. Em 1969, o Palmeiras conquistou o seu quarto título nacional.

Um fato curioso na década vitoriosa da academia foi em 1965, quando o time foi a seleção Brasileira. A CBD convidou todo elenco e comissão técnica para inauguração do Mineirão, e para disputar a taça Inconfidência, contra a seleção do Uruguai. A partida foi a única em que um time todo representou a seleção.

Na década de 70, o Palmeiras veio com a sua segunda academia, reforçando o elenco para jogar com o seu principal ídolo. Em 1973 o time alviverde conquistou o seu hexacampeonato Brasileiro, mostrando uma grande superioridade contra os rivais. Em 40 jogos, foram apenas três derrotas no campeonato.

História

Era Parmalat no Palmeiras

Após um período de 17 anos sem título, o Palmeiras veio forte para década de 90, junto com a parceria da Parmalat, no qual fizeram desse período o mais vitorioso da história do clube até o momento. De 1993 até 1999, foram 11 títulos: três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, dois Torneios Rio-São Paulo, uma Copa dos Campeões da CBF, uma Mercosul e uma Copa Libertadores.

A mais importante foi a conquista da primeira Libertadores da América, título conquistado no comando de Luiz Felipe Scolari e com um santo no gol, o "São Marcos". Clube fez jogos marcantes, como nas quartas contra o rival Corinthians, vencendo nos pênaltis o arquirrival.

A final entre foi contra a equipe do Deportivo Cali. No primeiro jogo o time palmeirense perdeu por 1x0 fora de casa. Precisando do resultado, o verdão venceu a segunda partida por 2X1, levando o jogo para os pênaltis. Na penalidade máxima, o Palmeiras venceu por 4x3 e conquistou o título mais importante da história.

História

Anos 2000 e
Allianz Parque

O período dos anos 2000 foi um dos mais difíceis da torcida alviverde, foi o momento de reconstrução administrativa para um clube que estava acostumado a vencer. Com reconstrução interna e novas parcerias, como atual Crefisa fizeram do Palmeiras ser o Palmeiras novamente, brigando por títulos e com grandes craques, propícios a serem ídolos do clube.

Em 2008 a diretoria deu início a um dos maiores projetos do clube, a modernização do seu estádio. Em parceria com a iniciativa privada, a Allianz, foi dado início ao projeto. A moderna arena ficou pronta no segundo semestre de 2014, tendo capacidade para 40 mil torcedores e até 55 mil espectadores para shows e eventos, tornando-se a arena mais moderna da América do Sul.

01/08

Ídolos do Palmeiras

As Lendas
do palestra

Marcos Roberto

Silveira Reis

São Marcos

Um dos maiores ídolos da história do clube, dono de um reflexo único e um dos principais responsáveis pelo título da Libertadores de 99.

  • 532
    Jogos de 1992-2012
  • Goleiro
  • 0 Gols
  • TITULOS
  • Campeonato Brasileiro em 1993 e 1994

    Campeonato Paulista em 1993, 1994, 1996 e 2008

    Copa do Brasil em 1998

    Copa Mercosul em 1998

    Copa Libertadores da América em 1999

    Torneio Rio-São Paulo em 2000

    Copa dos Campeões em 2000.

Ídolos do Palmeiras

As Lendas
do palestra

Edmundo Alves

de Souza

O Animal

Edmundo é um gênio, possui uma habilidade absurda e explosivo com sua raça pelas cores do Palmeiras, um terror para os adversários.

  • 229
    Jogos 1993-1995 e 2006-2007
  • Atacante
  • 141 Gols
  • TITULOS
  • Campeonato Paulista em 1993 e 1994

    Torneio Rio-São Paulo em 1993

    Campeonato Brasileiro em 1993 e 1994.

Ídolos do Palmeiras

As Lendas
do palestra

Evair

Aparecido Paulino

O matador

Conhecido pela torcida como "o matador" não perdoava na frente do gol, um especialista na marca penal. Um atacante clássico e com uma visão que poucos possuem.

  • 245
    Jogos 1991-1994 e 1999
  • Atacante
  • 128 Gols
  • TITULOS
  • Campeonato Paulista em 1993 e 1994

    Torneio Rio-São Paulo em 1993

    Campeonato Brasileiro em 1993 e 1994

    Copa Libertadores da América em 1999.

Ídolos do Palmeiras

As Lendas
do palestra

Ademir

da Guia

O Divino

Um mito no Palmeiras, reverenciado por toda nação palmeirense. Ademir era dono de uma classe com a bola nos pés que se viu no futebol. Principal jogador da academia Palmeiras.

  • 901
    Jogos (1962-1977)
  • Meia
  • 153 Gols
  • TITULOS
  • Campeonato Paulista em 1963, 1966, 1972, 1974 e 1976

    Torneio Rio-São Paulo em 1965

    Campeonato Brasileiro em 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa),
    1967 (Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973.

Ídolos do Palmeiras

As Lendas
do palestra

Luís

Pereira

O Maestro

Considerado o melhor zagueiro que o time do Palmeiras já teve, Luís Pereira era um mestre em desarmar o atacante. Gênio!

  • 575
    Jogos
  • Zagueiro
  • 35 Gols
  • TITULOS
  • Campeonato Brasileiro em 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1972 e 1973;

    Campeonato Paulista em 1972 e 1974.

01/05

Mantos Inesquecíveis

Camisas Históricas

PALMEIRAS DE 1972

A Clássica camisa da Academia, o modelo era simples, mas o verde no uniforme Palmeirense parecia único. A geração do Ademir foi uma das melhores na história do futebol.

PALMEIRAS DE 1993

No ano em que o Verdão conquistou o Brasileiro, a camisa titular ganhou listras. A camisa marcou o início da parceria entre Palmeiras e Parmalat.

Palmeiras de 1996

O ano que o Verdão fez um campeonato Paulista imbatível. Em toda competição o time alviverde fez mais de 100 gols.

Palmeiras de 1999

A marcante camisa que conquistou a América. A camisa era mais escura e o escudo era centralizado.

Palmeiras 2018

A camisa do décimo título brasileiro Palmeirense. Ela vem em um tom mais escuro, e a gola é arredondada com botões.

Palmeiras 2020

O manto da temporada da Tríplice Coroa Palmeirense. Ela possui um tom mais escuro de verde e estampa que lembra as origens italianas do clube.

01/06

Escudos

EVOLUÇÃO DO ESCUDO DO PALMEIRAS

O primeiro escudo do Palmeiras foi o "PI", representando o famoso Palestra Itália. Em 1916 o clube usou um escudo importado da Itália, a Cruz Savoia, símbolo da Casa Real italiana. Em 2009 o time fez uma camisa comemorativa, relembrando o modelo. O uniforme fez muito sucesso com os torcedores.

De 1917 a 1942 manteve-se o escudo com o PI, tendo poucas variações na mudança, como alguns contornos e cores. Apenas em 1942 o clube começou a usar apenas o P, o modelo ficou até 1959.

A maior mudança ocorreu em 1959, quando o foram inseridos 26 linhas dentro da Cruz de Savoia, representando a fundação do clube. E dentro circulo foi colocado o nome completo do time. O escudo segue até hoje nas camisas do Verdão.

CAMISAS

Escudo do Palmeiras - 19151915
1916
1917
1918
1919
1928
1937
1942/1959
1960/1976
1977/2007
2008/2013
01/11

INSTITUCIONAL

1914/1942
1942
1942/até hoje
01/03

Títulos Palmeiras

Taça RIO de 1951

TAÇA RIO

1951: também conhecida como Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951 é a 1ª edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Copa Libertadores da América

Copa Libertadores da América

1999 e 2020: Marcos foi o 1º goleiro da história da Libertadores a se tornar o melhor jogador de uma edição em 99.

Copa Sul-Americana Mercosul de 1998

Copa Sul-Americana Mercosul

1998: o Verdão foi o 1º campeão do torneio que mudou o nome para "Copa Sul-Americana" em 2002.

Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro

1960 (invicto), 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018.

Copa do Brasil

Copa do Brasil

1998, 2012 (INVICTO), 2015 E 2020: o tetracampeonato da competição fechou a temporada com uma tríplice coroa para o Palmeiras.

Copa dos Campeões de 2000

Copa dos Campeões

2000: foi a 1ª edição do torneio, além de ser a última conquista do clube no século XX e na era Parmalat.

Torneio Rio-São Paulo

Torneio Rio-São Paulo

1933, 1951, 1965, 1993, 2000: O Verdão foi o primeiro campeão da competição quando ainda se chamava Palestra Itália.

Torneio dos Campeões Rio-São Paulo

Torneio dos Campeões Rio-São Paulo

1926, 1934, 1942 E 1947: competição que consistia na disputa entre os campeões estaduais das principais potências do futebol na época.

23 Campeonatos Paulistas

23 Campeonatos Paulistas

O Paulista de 1942 foi o primeiro título do antigo Palestra Itália após a mudança de nome para Palmeiras.

01/09

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber novidades e ofertas do Palmeiras